Estudante de Direito da UFMG, Rafael Abras, é vencedor de prêmio estadual de literatura

quarta-feira, 16 de junho de 2010, às 8h00Um professor de literatura que, sendo avaliador em um concurso literário, apaixona-se por um romance e acredita que nele há um novo tipo de ideal artístico. 

Com essa proposta de roteiro, o estudante do 6º período da Faculdade de Direito da UFMG, Rafael Abras, foi premiado na categoria Jovem Escritor Mineiro, na 3ª edição do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura. 

O estudante vai receber R$ 7 mil, durante seis meses, somando o valor de R$ 42 mil, para pesquisa e elaboração do livro O último escritor. Sua proposta foi selecionada entre as 65 inscritas. 

Nascido em Divinópolis, Rafael acredita que teve um contato tardio com a literatura. Seu interesse pela área surgiu aos 17 anos. “Me interessei e fui buscando a literatura clássica”, afirma. 

Em seguida veio a vontade de escrever. Aos 23 anos, Rafael já participou de seis concursos. Em 2008 veio o primeiro prêmio, da Prefeitura de Belo Horizonte, por um ensaio sobre Machado de Assis. “A partir daí fiquei empolgado e decidi continuar escrevendo”, lembra o estudante. 

Ele ressalta, no entanto, que não se considera um escritor. “Não escrevo tendo em vista publicar, é algo pessoal”, diz. 

Em entrevista à Secretaria de Cultura de Minas Gerais, Rafael afirmou que “a leitura é, sobretudo, um meio de construção pessoal, de formação de caráter e consciência”. 

De acordo com a comissão julgadora, formada por Ana Elisa Ribeiro, Antônio Barreto e Reinaldo Martiniano Marques, O último escritor foi escolhido em função da maturidade da escrita, do domínio dos recursos da técnica narrativa, da vivência literária, além da criatividade e do talento demonstrados. 

Fonte: Site UFMG 

Sobre bibliotecadireito2010

Bibliojuridica
Esse post foi publicado em Diversos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário